VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Dengue no RS: estado chega a 70 mortes pela doença em 2024
16 abril 2024 - 10h19
Visualizações: 465

O Rio Grande do Sul alcançou, nesta segunda-feira (15), o número de 70 mortes provocadas pela dengue em 2024. Além disso, são 63 mil casos confirmados da doença até agora.

Em menos de quatro meses, o RS superou o número de mortes registradas em cada um dos últimos 10 anos.

Ao todo, o RS soma 36 homens e 34 mulheres entre as vítimas. A maior parte dos óbitos é entre pacientes com mais de 60 anos. São Leopoldo, na Região Metropolitana, é a cidade com o maior número de mortes.

Santa Rosa, município de 77 mil habitantes na Região Noroeste, tem o maior número de casos de dengue no RS. São 8,8 mil infecções notificadas, conforme a atualização mais recente.

Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% da totalidade dos municípios.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do inseto, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos, impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

A Secretaria da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
-dor retro-orbital (atrás dos olhos)
-dor de cabeça
-dor no corpo
-dor nas articulações
-mal-estar geral
-náusea
-vômito
-diarreia
-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

A busca por atendimento no começo da manifestação das sensações de desconforto físico é uma maneira de evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. A SES indica o uso de repelente para proteção individual contra o Aedes aegypti.


Fonte: G1.

veja também
Ibiaçá divulga ganhadores da Campanha Nota Fiscal Gaúcha
Sananduva se prepara para a 10ª edição do Pedal do Tigre e a 5ª etapa do Circuito Planalto Médio 2024 de Mountain Bike
publicidade