SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Com a vitória de Kast no Chile, América do Sul tem seis governos de direita e seis de esquerda
15 dezembro 2025 - 11h08
Visualizações: 20

José Antonio Kast, candidato de direita, foi eleito novo presidente do Chile no domingo (14)

José Antonio Kast, candidato de direita, foi eleito novo presidente do Chile no domingo (14). Ele conseguiu mais de 58% dos votos, de acordo com o Serviço Eleitoral (Servel) do país e derrotou a candidata de esquerda, Jeanette Jara.

Com a vitória de Kast, a direita passará a governar seis dos 12 países da América do Sul, ou seja, metade deles. Isso ajudará a manter o equilíbrio ideológico no continente, já o Uruguai pendeu para a esquerda com a vitória de Yamandú Orsi. Ele assumiu em março de 2025.

Historicamente, as forças políticas do continente sul-americano alternam períodos de domínio. Apesar da esquerda ter prevalecido no continente no início do século 21, com a chamada “onda rosa”, a direita recuperou espaço nos últimos anos.
Nos últimos meses, a direita contou com a ajuda da Bolívia para chegar a um equilíbrio de poderes. Após quase duas décadas no poder, a esquerda ficou de fora do segundo turno das eleições bolivianas após quase duas décadas no poder. A vitória foi de Rodrigo Paz, em 19 de outubro.

A América do Sul é formada por 12 países e um território ultramarino francês, que é a Guiana Francesa. Os países sul-americanos apresentam paisagens naturais muito distintas, tendo em vista a grande diversidade de climas e de ecossistemas que neles se formaram.

veja também
Conab fará leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de trigo e arroz
Golpistas que vendiam falsos consórcios tem habeas corpus negados e foram transferidos de presídio
publicidade