Lote Urbano
Bota Masculina
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Governo do RS confirma flexibilização de regras para casas noturnas e realização de eventos
12 agosto 2021 - 11h24
Visualizações: 130

O governo do Rio Grande do Sul vai publicar, nos próximos dias, um decreto flexibilizando as medidas de distanciamento e de número de pessoas para o funcionamento de casas noturnas e realização de eventos durante a pandemia do coronavírus no Estado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), durante divulgação de boletins que integram o Sistema 3As (aviso, alerta e ação).

As medidas, no entanto, ainda não têm prazo para entrar em vigor, e também dependem de liberação dos municípios — que têm autonomia para aplicar regras mais rígidas.

Conforme o gabinete de crise do governo, estabelecimentos como casas noturnas poderão receber até 350 pessoas (entre clientes e funcionários), desde que o espaço tenha capacidade de distanciamento entre as pessoas. Além disso, todos que estão no local deverão obrigatoriamente utilizar máscara.

Já o uso da pista de dança não é permitido. Também será vedado beber em pé. Além disso, é necessário o distanciamento físico de no mínimo 1 (um) metro e, sempre que possível, 2 (dois) metros de distância em linha reta, entre pessoas que não moram no mesmo domicílio.

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky, destacou que as medidas anunciadas serão muito positivas, pois vão reaquecer o setor.

— Esse setor foi profundamente afetado. Essas medidas, acompanhadas de cuidados necessários, vão ajudar o setor a retomar a sua vida. Isso tem relação com uma cadeia de setores, que envolve bebida, comida — frisou ele.

Atualmente, o Sindha conta com mais de 113 bares e casas noturnas e 220 estabelecimentos de preparação de comidas e buffet para eventos vinculados ao sindicato em Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

No setor de feiras e exposições, o governo do Estado informou que haverá alteração da metragem mínima por pessoa nos ambientes de circulação em pé, passando de 8 metros para para 6 metros. O distanciamento mínimo entre módulos e estandes, por exemplo, passará de 3 metros para 1,5 metro.

Outra medida que será adotada no decreto a ser publicado prevê novos regramentos para a autorização de eventos no Estado. Atividades com até 400 pessoas não terão necessidade de solicitar autorização, desde que cumpram protocolos de distanciamento da portaria 391, de maio deste ano.

Fonte: GZH

veja também
PF deflagra operação contra grupo especializado no transporte aéreo de cocaína
Indivíduos de Passo Fundo são presos em Pelotas por estelionato
publicidade