Lote Urbano
Lote Urbano
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Campanha de vacinação contra gripe e sarampo termina nesta sexta-feira em todo o Brasil
24 junho 2022 - 11h18
Visualizações: 65

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo chega ao fim, nesta sexta-feira (24), com resultados bem abaixo do desejado em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 36,9 milhões de pessoas receberam o imunizante da Influenza no país – total que corresponde a apenas 47,3% do público-alvo, de 77,9 milhões de brasileiros.

O Rio Grande do Sul tem números acima da média nacional, mas ainda distantes da meta de 95% traçada pelas autoridades do setor. Cerca de 2,8 milhões de doses foram aplicadas no Estado, onde vivem 4,9 milhões de pessoas que se enquadram na população-alvo da campanha contra a gripe. O índice em território gaúcho, portanto, é de 57,2%.

A cobertura ideal não foi atingida em nenhum dos sete grupos prioritários no Rio Grande do Sul. Os melhores resultados foram obtidos junto aos povos índigenas: 67% das pessoas que se enquadram nesta classificação se vacinaram contra a gripe. Depois, aparecem idosos (63%), trabalhadores da saúde (62%), professores (55%) e crianças (44%).

No fim da lista estão as gestantes (32%) e puérperas (61%), que se mostraram resistentes ao imunizante da Influenza em todo o país. Desde o início do mês, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) passou a oferecer as vacinas para toda a população, pondo fim à prioridade, à medida em que foi identificada a baixa adesão da população na campanha.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo, que também termina nesta sexta, obteve resultados semelhantes aos da gripe. Ainda conforme o Ministério da Saúde, apenas 41,4% das crianças se protegeram contra a doença. A meta era de 95%. No Estado foram aplicadas 303,7 mil doses, total que corresponde a 41,5% do público-alvo é de 982.141 pessoas.

Além das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, podem se vacinar contra o sarampo os profissionais da saúde. Em Porto Alegre, ambas as vacinas são oferecidas em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. O ônibus “Fique Sabendo”, estacionado no Largo Glênio Peres das 9h às 16h, também aplica vacina contra a gripe.

Os endereços dos postos que oferecem o imunizante contra a Influenza podem ser conferidos aqui; já a lista de endereços para a vacinação do sarampo está disponível aqui. A população da Capital também pode buscar informações no canal Fala Porto Alegre, no número 156. As ligações são gratuitas.

Fonte: Rádio Guaíba

veja também
Decretada prisão preventiva de ginecologista acusado de abusar de 34 pacientes em Ijuí
RS registra aumento de feminicídios nos primeiros sete meses de 2022
publicidade