A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para a vacina Gardasil 9. Agora, o imunizante também atua na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.
A nova indicação foi aprovada para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade. O ideal é que a imunização contra o HPV seja feita antes do início da vida sexual, já que o vírus é transmitido por meio de relações sexuais.
A vacina já era usada na prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré-cancerosas ou displásicas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo papilomavírus humano (HPV).
A nova indicação é fundamentada na prevenção da infecção persistente pelos tipos de HPV oncogênicos, reconhecidos como principais causadores desses cânceres, bem como na demonstração de resposta imunológica robusta contra esses tipos virais.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa