Na manhã desta terça-feira (14), a Brigada Militar, por meio da Patrulha Ambiental (Patram) de Lagoa Vermelha, realizou a operação Força Verde – Desmatamento em uma propriedade rural localizada na comunidade de Rio do Meio, interior de Ibiaçá.
Durante a ação, os policiais constataram a destruição de floresta nativa em estágio médio e avançado de regeneração, atingindo uma área total de 1,01 hectare (10.100 metros quadrados). O desmatamento ocorreu em duas áreas distintas da mesma propriedade, sendo uma delas dentro de área de preservação permanente (APP).
De acordo com a Patram, os serviços foram realizados com o uso de motosserra, que não foi localizada no local, e sem a devida licença ambiental.
Diante da constatação, foi confeccionada comunicação de ocorrência policial ao proprietário do imóvel pelos crimes ambientais previstos nos artigos 38-A e 60 da Lei nº 9.605/98, que tratam da destruição de vegetação nativa e do funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem autorização legal.
A operação integra as ações de fiscalização ambiental realizadas pela Brigada Militar na região, com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal e proteger os recursos naturais.
Fonte: FA/Cristalina com informações da Patram
Foto: Divulgação