SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Encontro Mulher Coasa inspira e conecta mulheres em um dia dedicado à troca de conhecimentos
16 outubro 2025 - 10h19
Visualizações: 28

Um dia para ressignificar-se com energia, conhecimento e alegria. Assim foi o Encontro Mulher Coasa 2025, realizado nesta quarta-feira, 15/10, em Água Santa. O evento reuniu um público de 2.500 pessoas, entre associadas, colaboradoras da cooperativa e mulheres da comunidade regional para um dia de inspiração, aprendizado e fortalecimento de laços. O evento também referenciou o Dia Internacional das Mulheres Rurais e a data do aniversário de 31 anos da cooperativa, ampliando o significado da ocasião. Ainda, foi lembrado o Dia dos Professores.

Logo na abertura, o presidente Orildo Germano Belegante saudou as mulheres presentes e relembrou a importância histórica do dia, especialmente para quem vive do campo. "O número de mulheres aqui presentes é impressionante, mas, mais do que isso, a energia e a alegria desse encontro reflete o nosso jeito de ser cooperativa", disse ele.

A primeira palestra foi conduzida por Greici Rohr, com reflexões sobre o cooperativismo e o protagonismo feminino no contexto comunitário e social. "Cooperar é um ato de amor, pois quando cooperamos crescemos em comunidade, com o próximo", explicou ela.

Ainda pela manhã, Fabiana Ribeiro comandou uma palestra que apresentou a relação existente entre a harmonização dos ambientes com a do dia a dia, estimulando a integração entre espaço físico e equilíbrio emocional. "Trouxe algumas dicas do Feng Shui, que é uma técnica milenar que pode mudar a energia dos ambientes e dar alma para eles.", detalhou a palestrante.

No intervalo do evento, foi servido o almoço. Também sendo uma das oportunidades de visitação ao Feirão Artesanal que, neste ano, congregou mais de 80 expositores, consagrando-se como um espaço para as mulheres associadas e moradoras da região apresentarem seus talentos, comercializarem produtos e fortalecerem a economia local. Edelaine Aparecida Brinker, organizadora desse espaço, avaliou o Feirão como uma oportunidade valiosa de visibilidade e geração de renda.

Após o almoço, retornando à Arena de Palestras, as participantes ouviram as palavras de Katty Corrente e Maíra Simionato, respectivamente líderes de Marketing e RH da Basf Brasil, que nesta edição foi patrocinadora do encontro. Elas fizeram uma saudação às mulheres e destacaram o compromisso da empresa com iniciativas que promovam a inclusão e capacitação. "Ficamos encantadas com a grandeza deste evento. A Basf é uma empresa centenária que tem esse foco de estar perto dos produtores, com suas particularidades, regionalidades e com o propósito de crescer junto com quem está no campo", pontuaram elas.

Em seguida, Elaine Fontana subiu ao palco e levou as mulheres da plateia para um ambiente próprio de reflexão sobre as trajetórias de cada uma. Através da música e da interatividade, ela mencionou histórias de resiliência e, de forma alegre, destacou conquistas e desafios do ser mulher. "Foi um momento de celebrar com alegria e gratidão. E também com fé para estarmos prontas para o que ainda virá pela frente", destacou.

Sempre que um evento é promovido pela Coasa, os/as participantes adquirem os passaportes solidários, por valores simbólicos. Além de dar direito a usufruir do evento, o/a associado(a) está contribuindo com o lado social da cooperativa. Neste ano, os passaportes alcançaram o valor de R$ 25 mil reais. O montante foi repassado para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer - a Aapecan do município de Lagoa Vermelha – inclusive, a entidade estava expondo no Feirão Artesanal. A associação oferece atendimento acolhedor para pessoas diagnosticadas com câncer e seus familiares.

Fotos: Divulgação/Coasa

_____________________________
Ana Lúcia Jacomini
Comunicação - COASA
(54) - 99622.9107

veja também
Homem de 24 anos está desaparecido há quase 60 dias em Tapejara
Ibiaçá é contemplada com R$ 500 mil para o Centro de Convivência da Terceira Idade
publicidade