SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Soli3 é destaque no cooperativismo gaúcho
17 outubro 2025 - 14h20
Visualizações: 32

Iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria Negócios e Intercooperação no Prêmio Somos Coop Melhores do Ano RS

A intercooperação Soli3, desenvolvida por Cotrijal, Cotripal e Cotrisal, foi reconhecida nesta semana no Prêmio Somos Coop Melhores do Ano RS, promovido pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). A iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria Negócios e Intercooperação. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente da Cotripal, Tiago Sartori e pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, em evento nesta segunda-feira, dia 13, em Porto Alegre/RS.

Esta premiação foi realizada de forma inédita no estado e reconhece o impacto positivo das cooperativas gaúchas em suas comunidades. Por meio da Soli3, está sendo criada uma nova indústria para a produção de biodiesel e derivados de soja, que será instalada no município de Cruz Alta/RS.

A categoria em que a iniciativa foi premiada valoriza parcerias estratégicas no cooperativismo, reconhecendo cases que superaram desafios e fortaleceram redes de cooperação. “Receber esta premiação é motivo de grande orgulho para todos nós, pois reforça o papel transformador da Soli3 no cooperativismo gaúcho e representa o que ele tem de melhor: união, inovação e propósito compartilhado. É um trabalho que está sendo construído a muitas mãos, com visão de futuro e compromisso cooperativo”, pontua o presidente da Soli3 e da Cotrisal, Walter Vontobel, ressaltando que a Soli3 é um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental que nasce da confiança dos associados.

“Estamos muito felizes e orgulhosos em receber este reconhecimento, principalmente neste Ano Internacional das Cooperativas. Os projetos da Soli3 estão em plena atividade e são processos que exigem muito planejamento e dedicação, mas que já vêm mostrando resultados concretos. A iniciativa reforça a união das nossas cooperativas, gerando valor para o setor agropecuário e transformando a soja produzida pelos nossos produtores rurais em produto final. Isso significa mais oportunidades, acesso a novos mercados e mais retorno para o trabalho dos nossos associados. Mostra que projetos de intercooperação como este fortalecem o cooperativismo e beneficiam toda a cadeia produtiva”, destaca o vice-presidente da Cotripal, Tiago Sartori.

“Com muita honra, fomos contemplados com esta premiação tão importante, que destaca o reconhecimento, no meio cooperativo, da nossa iniciativa. Isso reforça a Soli3 como um grande case de intercooperação, que trará impactos positivos no desenvolvimento econômico e social, tanto para as cooperativas quanto para o estado e o país”, reforça o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, evidenciando ainda a importância da união promovida pelo movimento cooperativo: “quando nos unimos, temos mais capacidade de realizar investimentos, aproveitar oportunidades e explorar nossos potenciais”.

Além da Soli3, na categoria Negócios e Intercooperação também foram reconhecidas iniciativas da Certaja Energia, de Taquari/RS, e da Camnpal, de Nova Palma/RS. O evento reuniu as cooperativas gaúchas em seus diferentes ramos, valorizando também cases de excelência em inovação, sustentabilidade, comunicação, gestão de pessoas e ESG.

A iniciativa também foi reconhecida na categoria Imprensa, subcategoria Mídia Cooperativa, com o primeiro lugar pela reportagem "O futuro do agro é cooperativo: Cotrijal, Cotripal e Cotrisal anunciam nova indústria para produção de biodiesel, a Soli3". O texto foi publicado na edição de maio deste ano na revista Valor Cooperado, produzida pela Cotrijal.

“O cooperativismo enfrenta desafios, mas também constrói alternativas. Hoje tivemos uma amostra do potencial deste modelo, que já conta com mais de quatro milhões de gaúchos e representa 14% do PIB estadual”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

O evento teve a participação de autoridades, lideranças cooperativistas, jornalistas e representantes de entidades. Ao todo, o Prêmio Somos Coop Melhores do Ano RS contou com 123 projetos finalistas, que foram avaliados por uma banca técnica especializada, com base em critérios como inovação, efetividade, governança e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Soli3
A iniciativa é considerada pioneira no cooperativismo gaúcho e vem sendo amplamente valorizada e apresentada em importantes eventos estaduais e nacionais. O empreendimento será instalado no município de Cruz Alta/RS, com investimento de R$ 1,25 bilhão e geração de mais de mil empregos diretos e indiretos durante a sua construção. O faturamento está estimado em R$ 2,5 bilhões por ano e a operação deve iniciar em 2028. A nova planta industrial será responsável pela produção de biodiesel, óleo degomado, farelo de soja, casca de soja peletizada e glicerina, que irão abastecer tanto o mercado interno quando o de exportação.

“A nova indústria encontra-se na fase de engenharia básica, com foco na definição das tecnologias a serem implementadas na indústria. Paralelamente, estamos avançando com os licenciamentos ambientais necessários e estruturando a equipe de gestão do projeto”, explica o gerente Executivo de Engenharia da Soli3, Diego Piotto.

Juntas, Cotrijal, Cotripal e Cotrisal reúnem mais de 35 mil associados e mais de 100 municípios em sua área de atuação. O anúncio do projeto foi realizado no final do mês de maio deste ano e o início das obras está previsto para o início de 2026.

Raíza Goi Borba
Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal

veja também
Brigada Militar realiza Teste de Aptidão Física em Lagoa Vermelha
Transforme sua relação com o dinheiro com os cursos gratuitos do Sicredi
publicidade