A prefeitura de Pelotas interditou na manhã desta segunda-feira (3) o setor de embalsamamento da Funerária Bom Jesus, no bairro Fragata, após constatar o descarte irregular de sangue humano na rede de esgoto.
O líquido vermelho foi identificado durante trabalho de manutenção realizado pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) — órgão responsável pelo saneamento básico na cidade — na Rua Bernardo José de Souza, lateral ao Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula. O Ministério Público investiga o caso.
De acordo com a prefeitura, o material foi analisado pela equipe de fiscalização do município, que confirmou se tratar de sangue humano.
Conforme a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o material é proveniente do processo de embalsamamento, técnica utilizada para conservar corpos por mais tempo, substituindo o sangue por outro líquido.
Embora o esgoto não interfira na água potável distribuída pelo Sanep, o descarte irregular pode causar contaminação do subsolo e danos ambientais.
O setor responsável pelo procedimento foi interditado, e a funerária poderá responder por crime ambiental e infrações sanitárias.
Fonte: GZH