Depois de quase dois dias de cativeiro, o empresário Gilson Trennepohl, de 65 anos, proprietário da empresa Stara e vice-prefeito de Não-Me-Toque, foi resgatado com vida na madrugada desta segunda-feira (22), em uma área do interior de Marau. A ação mobilizou forças de segurança de diferentes regiões e resultou, até o momento, na identificação de três suspeitos, dos quais dois já foram presos.
O crime teve início por volta das 2h30min da madrugada de sábado, quando Gilson foi abordado por criminosos ao chegar em casa, após participar de um show nacional promovido pela sua empresa. Conforme a apuração policial, ele foi rendido por dois homens que possivelmente invadiram a propriedade ainda na noite anterior.
Os criminosos deixaram o local por volta das 10h, utilizando uma Toyota Hilux SW4, que posteriormente foi abandonada em Passo Fundo. O veículo foi apreendido pela polícia e removido ao depósito do guincho.
Na sequência, os sequestradores utilizaram um Renault Duster para seguir até uma propriedade rural, onde o empresário foi mantido em cativeiro e os criminosos entraram em contato com o filho da vítima.
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) chegou a tentar o resgate, mas os criminosos fugiram levando Gilson para uma área de mata. O Renault Duster utilizado na ação foi posteriormente incendiado em uma estrada de terra.
Foi montado um gabinete de crise com atuação integrada da Polícia Civil, Brigada Militar e Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, priorizando a preservação da vida da vítima em Marau.
Na tarde de domingo, um homem de 20 anos foi preso em um Chevrolet Ônix, na RS-324, em Vila Maria, após moradores desconfiarem de sua atitude e acionarem a Brigada Militar. Ele foi abordado em um posto de combustíveis e, conforme a corporação, seria um dos mentores do crime, devendo responder por extorsão mediante sequestro.
Já na tarde desta segunda-feira (22), um segundo envolvido foi preso em uma residência em Não-Me-Toque, apontado como responsável pelo apoio logístico à ação criminosa, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia do município.
O terceiro e último indivíduo envolvido no sequestro foi localizado e preso no início da noite desta segunda-feira (22) por equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChoque). A prisão ocorreu em uma área de mata no município de Marau, onde permanecia o cerco policial desde o resgate da vítima.
O resgate à vítima ocorreu por volta da 1h30 da madrugada de segunda-feira, quando equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) realizavam buscas no entorno da área de mata, a cerca de 90 quilômetros da propriedade do empresário. Aos policiais, Gilson relatou que o sequestrador que o vigiava fugiu ao avistar uma viatura do Choque, o que possibilitou que ele se desvencilhasse e corresse em direção à guarnição. A vítima não sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor de Marau, onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Paralelamente, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo realiza análises na caminhonete apreendida e em outros veículos ligados ao crime. De acordo com o órgão, os criminosos usavam luvas durante a ação, o que dificultou a identificação por meio de impressões digitais. Mesmo assim, as perícias seguem em andamento para levantar novos elementos que possam contribuir com as investigações.
*Quem é o empresário*
Gilson Lari Trennepohl é um nome de destaque no cenário econômico e político de Não-Me-Toque, cidade referência nacional na agricultura de precisão. Natural de Ibirubá, ele se estabeleceu no município em 1980, onde construiu sua carreira à frente da Stara, empresa da qual é proprietário e presidente do Conselho. Além da atuação empresarial, ingressou na vida pública em 2020 como vice-prefeito pelo Partido Liberal (PL), sendo reconduzido ao cargo nas eleições de 2024.
Fonte: Rádio Uirapuru