O conflito pela liderança da Terra Indígena do Ventarra, em Erebango, ganhou novos capítulos de violência na noite da última terça-feira, dia 20. Por volta das 23h, disparos de arma de fogo foram ouvidos na região, quando um grupo de moradores teria atacado residências vinculadas a opositores na disputa pelo comando da aldeia. Não há informações de feridos.
As forças de segurança relataram que, ao se dirigirem ao local após o ataque, encontraram resistência e foram recebidas a tiros pelo grupo armado. A situação escancara o agravamento de uma tensão que já dura mais de quatro meses no território, que possui cerca de 770 hectares.
De acordo com as informações, no momento do conflito, não havia equipes da Força Nacional de Segurança no local. A corporação foi enviada à Terra Indígena em dezembro de 2025, após episódios anteriores em que dois agricultores foram baleados e dois indígenas acabaram mortos.
O atual impasse tem como motivador um histórico de disputas internas pela liderança, que acirrou ânimos entre grupos locais.
Redação Rádio Cristalina