A Polícia Ambiental de Lagoa Vermelha (PATRAM), durante a Operação Força Verde, constatou nesta quinta-feira, dia 29, um crime de poluição ambiental no interior de Tapejara. A fiscalização ocorreu em uma propriedade rural, onde foram identificados diversos materiais descartados de forma irregular, resultando em danos ao meio ambiente.
No local, foi encontrado acúmulo indevido de resíduos sólidos recicláveis e outros tipos de lixo, incluindo colchões velhos, plásticos, vidros, garrafas, sacas de adubo, papelão e embalagens de agrotóxicos armazenadas em um bag. Todos esses materiais estavam dispostos diretamente sobre o solo, expostos a céu aberto e com acúmulo de água, criando condições favoráveis para a proliferação de insetos.
As práticas observadas infringem a legislação ambiental, motivo pelo qual foi registrado um Boletim de Ocorrência Policial, com base no artigo 60 da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais.
Ainda em Tapejara, uma denúncia relacionada a maus-tratos contra cães, também foi alvo de investigação. No entanto, essa acusação não foi confirmada pelas autoridades.
Em Ibiaçá, a PATRAM também inspecionou uma residência após receber outro relato de maus-tratos a animais. No endereço, os policiais verificaram que a denúncia estava equivocada: tratava-se de uma cadela idosa, com 16 anos de idade, que apresentava condições de saúde debilitadas em razão da idade avançada, incluindo cegueira e dificuldade de locomoção. O animal, no entanto, estava abrigado dentro da casa, com acesso a água, alimentação e cuidados básicos. A tutora recebeu orientações sobre a continuidade desses cuidados, e nenhum indício de maus-tratos foi constatado.
Redação Rádio Cristalina