SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Operação federal investiga fraude no Farmácia Popular
10 fevereiro 2026 - 15h39
Visualizações: 19

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriu, na manhã desta terça-feira (10), um mandado de busca e apreensão no município de Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul. A ação investiga fraudes e desvios de recursos do Programa Farmácia Popular.

Além do Rio Grande do Sul, a operação ocorre simultaneamente em outros três estados: Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, com diligências nas cidades de João Pessoa (PB), Lagoa Santa (MG) e Pirangi (SP). O prejuízo estimado aos cofres públicos chega a cerca de R$ 30 milhões.
A ofensiva faz parte da Operação Over the Counter, expressão que significa “venda livre” ou “sem receita”. Conforme a Polícia Federal, a investigação teve início após a denúncia de uma moradora que identificou o uso indevido do seu CPF em uma suposta compra de medicamentos pelo programa, registrada em uma farmácia localizada no Mato Grosso do Sul.
A partir do relato, os investigadores identificaram a atuação de uma organização criminosa especializada em fraudar o sistema do Farmácia Popular em diferentes estados do país.

Segundo a apuração, o esquema consistia na aquisição de CNPJs de farmácias já credenciadas no programa, que eram posteriormente transferidos para terceiros utilizados como “laranjas”. Com isso, o grupo passava a lançar vendas fictícias de medicamentos no sistema oficial, utilizando CPFs de pessoas que nunca realizaram as compras. Dessa forma, eram obtidos reembolsos indevidos junto ao governo federal.

De acordo com a Polícia Federal, os valores desviados ultrapassam R$ 30 milhões. As investigações seguem em andamento e novas diligências não estão descartadas.

Fonte: Rádio Uirapuru

veja também
Estado encaminha projeto com reajuste salarial para professores
Lançamento da 26ª Expodireto Cotrijal destaca a perseverança do agronegócio gaúcho
publicidade